quarta-feira, 16 de maio de 2012

Perfil da Vaga e Perfil do Candidato: As Diferenças Entre os Perfis


Perfil da vaga e perfil do candidato, é algo bem conflituoso, consequentemente muitos não conseguem compreender que há uma distinção entre eles. A verdade é, não há candidato bom ou ruim. O que existe são candidatos que não são compatíveis com as vagas. Como assim não são compatíveis?

Perfil da vaga e perfil do candidato, é algo conflituoso, consequentemente muitos não conseguem compreender que há uma distinção entre eles. Entenda mais!
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain



PERFIL DA VAGA E PERFIL DO CANDIDATO: CANDIDATOS NÃO SÃO COMPATÍVEIS COM A VAGA


Como mencionado acima, não há candidato bom ou ruim para vaga, pois o candidato pode ser muito bom, ter um currículo perfeito, um perfil profissional excelente, mas isso não quer dizer que a vaga seja preenchida por ele. O perfil da vaga e o perfil do candidato devem ser compatíveis, vejamos abaixo:

Vaga: Recepcionista de Eventos

PERFIL DA VAGA   PERFIL DA CANDIDATA  
Extrovertida
Discreta                                             
Entusiasmada                                 
Comunicativa
Ágil
Detalhista                                          


A vaga do exemplo acima, requer 3 características específicas. De forma simples, notamos que, o perfil da vaga e perfil do candidato são completamente distintos. Isso não quer dizer que, a candidata não está apta para exercer a função, pelo contrário, pode ser competente, porém entra a questão de adaptação ao novo.


APROVAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO: ADAPTAR-SE OU NÃO AO NOVO AMBIENTE DE TRABALHO 


A candidata pode ser aprovada no processo seletivo devido a experiência, a pergunta é a candidata conseguirá adaptar-se no novo ambiente de trabalho com mesmo cargo em segmento diferente? Pode ser que sim ou não. É algo a ser pensado, por ambos os lados.

Com a distinção nos perfis exigirá mudanças comportamentais, principalmente, para candidata, assim poderá desenvolver as atividades laborais. E caso não haja adaptação, certamente essa vaga será reaberta e se a candidata desistir, será por falta de adequação ao novo ambiente/cultura.


PERFIL DA VAGA E PERFIL DO CANDIDATO: VALE A PENA ARRISCAR OU NÃO?


É mais do que normal isso acontecer nas empresas, inicialmente o candidato aceita o novo desafio, por acreditar ser uma pessoa flexível as mudanças, certamente conseguirá obter bons resultados, se estiver de mente aberta para novos aprendizados. E na contramão, aceita o novo desafio por não haver outra opção no momento.

A grande questão que na verdade é, o grande problema é quando não há adequação e o trabalho que estava sendo desenvolvido é paralisado até a recolocação de um novo profissional e adaptação do mesmo na atividade. Porém isso, é relativo, há casos que os profissionais conseguem habituar-se facilmente as atividades do cargo.

Em suma, dentro dos processos seletivos participam candidatos que não tem tanta experiência, mas o seu perfil é compatível com o que a vaga requer, por isso é importante avaliar se vale a pena arriscar com perfis incompatíveis. Pois, nem sempre o arriscar dá certo e às vezes o arriscar, pode causar um retrabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.