quarta-feira, 28 de junho de 2017

Por Que Sua Atenção Concentrada e Memória Não Funcionam?


Você já teve aquele esquecimento que mais parecia que houve um apagão total em seu cérebro? 

Sua atenção concentrada e memória estão com dificuldades em armazenar e recuperar a informação, em outras palavras, pode ser uma falha no processo de retenção da informação que recebe.

Parece complicado não é?! Mas, posso te orientar! 

Continue a sua leitura para saber como é o esquema de memorização de forma simplificado e saiba também o que pode ocasionar estes esquecimentos básicos #sqñ.

Uma guia rápido sobre atenção concentrada e memória, e como resolver os esquecimentos básicos que podem ser constrangedores. Confira aqui 6 dicas para você.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain


EXCESSO DE INFORMAÇÕES AFETAM NOSSA ATENÇÃO CONCENTRADA E MEMÓRIA



É fato que, vivemos no mundo da informação, da notícia, do conhecimento e do excesso de impulsos que recebemos, e o fruto disto é, exigir cada vez mais do ser humano. 

E com isso, a nossa atenção concentrada e memória, nem sempre estão em dias, ou seja, não estão livres para obter mais conhecimentos ou referências. 

Saiba que você, não está sozinho(a), há outras pessoas que passam por situações semelhantes a estas que, parecem ser mais constrangedoras do que tudo, esquecer aquilo que estava na ponta da língua. 


É PRECISO DE MUITO ESFORÇO PARA EVITAR OS ESQUECIMENTOS INDESEJÁVEIS?


Bom, viver no mundo em que, informações estão explodindo a cada momento e por consequência nem sempre conseguimos registrar, reter e/ou absorver tudo de uma só vez.

Sim, é através do processo de registrar, reter e/ou absorver as informações que, não temos os esquecimentos indesejáveis. Prossiga com a leitura, para compreender mais sobre este processo.

Além de que, atenção concentrada, determina aquilo que é importante e na maioria dos casos por seletividade, isto é, dependendo do seu nível de concentração e daquilo que te convém, você consegue lembrar de alguma coisa, caso contrário não!

E como possível reter as informações? 
Antes de mais nada, reter a informação, nada mais é que armazená-la, quer dizer, guardar. E para reter as informações, requer alguns estímulos, por exemplo: 

  • REPETIÇÃO - Quando algo é repetido por várias vezes, conseguimos guardar em nossa memória;


  • NOVIDADE - Quando algo é novo, pelo fato de ser uma novidade, armazenamos melhor do que algo mais antigo; 


  • INTENSIDADE - Quando algo é intenso, lógico que é, variável entre as pessoas;


  • E entre outros estímulos. 



Você sabia que o humor pode interferir drasticamente na retenção da informação? 
Sim! O humor pode impedir a retenção da informação, isso é visto, quando ao realizarmos atividades desmotivados e sem interesse, não existe atenção concentrada nenhuma. E também por estarmos desatentos, distraídos ou dispersos

E com esses fatores mencionados, são desencadeados uma serie de comportamentos negativos como:

  • esquecimentos; 
  • erros no trabalho / escola / faculdade; 
  • acumulo de atividades; 
  • problemas por não estabelecer prioridades e 
  • entre outros. 


E qual é a decorrência dos esquecimentos? 
Pelo fato de não haver atenção necessária o cérebro não registra de forma eficaz a informação obtida, veja o esquema abaixo: 

Uma guia rápido sobre atenção concentrada e memória, e como resolver os esquecimentos básicos que podem ser constrangedores. Confira aqui 6 dicas para você.
Imagem de Blog DespertaRH



Primeiramente recebemos a informação se houver a devida atenção daquilo que é recebido, tal informação será conduzida ao cérebro no processo chamado codificação, a informação é retida e quando precisar da mesma será resgatada, ou seja, é como se você criasse uma nova pasta na área de trabalho do computador para salvar um relatório importante e quando precisar, já sabe em qual pasta está. 




6 DICAS PARA MANTER ATENÇÃO CONCENTRADA E MEMÓRIA EM DIA 


1. Escutar e compreender a informação quando é passada, ou seja, parar o que está fazendo e escutar atentamente as instruções, evitando assim, futuros apagões; 

2. Tem muita coisa para lembrar? Faça anotações: utilize o celular, agenda, não confie 100% em sua memória, você pode esquecer algo importante;

3. Tem dúvidas, pergunte: Quando temos dúvidas, o aprendizado é mais difícil, complicando o processo de memorização, então, havendo dúvidas, pergunte;

Uma guia rápido sobre atenção concentrada e memória, e como resolver os esquecimentos básicos que podem ser constrangedores. Confira aqui 6 dicas para você.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain


4. Desenvolva atividades complexas uma por vez: Não queira fazer quinhentas coisas ao mesmo tempo, dê prioridade, concentre-se na atividade que está executando; 

5. Fale menos: Enquanto receber as informações ou orientações, evite falar, para não se confundir e;

6. Estimular a memória com leituras apropriadas. 


Importante: O esquecimento pode ser ocasionado pela idade, podemos lembrar ou esquecer daquilo que nos interessa, por traumas e outros aspectos. Percebendo que, a uma frequência significativa de esquecimentos procure um especialista. 



Gostou deste assuntos sobre os atenção concentra e memória, me dê sua opinião? E aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.