terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dinâmica de Grupo: Interação do Grupo | Para Médios a Grandes Grupos


Esta dinâmica de grupo é propicia para ser desenvolvida em grupos de tamanhos médios a grandes. Pois, cooperar na aproximação de pessoas que fazem partes de diversos grupo. Dos quais  são compostos por pessoas, culturas e histórias diferentes, mesmo que, tenham algo em comum ou o mesmo objetivo, as diferenças existentes prevalecem.

Uma dinâmica de grupo, para que todos possam participar e se conhecerem melhor, buscando informações e afinidade para concluir a tarefa proposta.
Imagem de Pixabay | Licença CC0 Public Domain

Gostou? Acompanhe o Blog DespertaRH no Facebook

DINÂMICA DE GRUPO PARA MELHORAR O ENTROSAMENTO ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE (GRUPO)


Visto que, dentro das organizações, instituições de ensino e encontros sociais fazemos parte de diversos grupos. É comum em neste, existir a falta de entrosamento entre os membros, quando isso ocorre aquele que conduz o conjunto deve buscar um modo de ajustar essas falhas.

Consequentemente, cada equipe ter sua peculiaridade e formas distintas de melhorar a interação. Quando se trabalha com um grupo infantil é possível escolher quem serão os participantes, sem que torçam o nariz de imediato, e as crianças poderão se conhecer umas as outras.

E quando se trata de adolescentes ou adultos?

Nesse tipo de grupo existem outras formas de entrosamento. É um tanto quanto complicado, principalmente, por terem as opiniões formadas e a falta de flexibilidade em conhecer outras pessoas, além do grupo habitual.

A dinâmica de grupo a ser apresentada, é uma forma de fazer com que, todo o grupo participe, pois deverão buscar informações não somente com as pessoas que tem afinidade, mas com todos.


COMO REALIZAR A DINÂMICA DE GRUPO


Material: Folha de papel (modelo abaixo) e caneta ou lápis
Dinâmica de Grupo
Imagem de Blog Temas de RH


  1. Cada participante da dinâmica recebe uma folha, devem preencher as informações solicitadas na "Coluna 1 - Eu".
  2. O participante deve procurar as mesmas informações que consta na coluna 1 com outro participante preenchendo a "Coluna 2" com nome deste. Permitido uma informação para cada participante. Se na dinâmica houver poucos participantes, no máximo repita duas informações. 
  3. Estipule um tempo para troca de informações.
  4. Ao término da atividade juntamente com o grupo verifique se todos conseguiram preencher. Aproveitando o momento solicite comentários dos participantes e se houve alguém que não conseguiu preencher a "coluna 2".

Obervação: As características mencionadas podem variar de acordo com o grupo, e o ideal é ter mais informações. A imagem é apenas uma demonstração.



A dinâmica de grupo, não exige esforço do participante, apenas disposição e vontade de quem participa, provavelmente alguns participantes que ainda não tinham conversado vão conversar no desenvolvimento da atividade. Não é um bicho de sete cabeças, simpatia e um belo sorriso no rosto fazem toda diferença quando encontramos alguém novo por mais que seja um velho conhecido.

Enfim, é uma atividade simples e que certamente muitos vão descobrir algo em comum nessa atividade. Sem mencionar a bagunça que se formará devido à caça de informação e o desejo de preencher todas as informações. Aquele quem lidera deve estar atento à sintonia existente no grupo, procurar as falhas e corrigi-las, para que não ocorra separação e assim manter o grupo fortemente unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.