domingo, 30 de março de 2014

Dinâmica de Grupo: Assunto do Cotidiano | Ideal Para Grupos Pequenos


A dinâmica de grupo deste conteúdo, é conhecida também por "dinâmica de grupo de assuntos polêmicos". O interessante desta, é o fato dos participantes exporem suas opiniões, em muitos casos, características que não são evidenciadas no processo seletivo vem à tona.

Dinâmica de grupo que, contribui para que aos participantes exponham suas opiniões e evidenciando suas características predominantes.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain

Gostou? Acompanhe o Blog DespertaRH no Facebook

PASSO - A - PASSO COMO FAZER A DINÂMICA DE GRUPO

  1. Divida o grupo de participantes em dois.
  2. Entregue etiquetas com o nome dos participantes, para ter uma melhor comunicação entre eles.
  3. Traga para dinâmica de grupo um assunto do cotidiano ou polêmico, por exemplo, pena de morte ou um assunto que esteja nas mídias sobre um determinado comportamento.
  4. Entregue um texto para cada grupo sobre o assunto que deseja ser abordado e cada grupo deve argumentar o motivo de ser contra e a favor. Ao entregar o texto, informe os participantes qual grupo é a favor e qual grupo é contra.
  5. Dê um tempo de cinco minutos até dez para trocarem as ideias.
  6. Tempo passado, solicite aos grupo iniciar o debate. O selecionador pode escolher quem iniciará o debate ou se preferir os próprios participantes decidirão.
  7. Após todos exporem suas opiniões, ou seja, quando notar o ápice do debate acalme-os e inverta a situação, em outras palavras, o grupo contra será a favor e o grupo a favor será contra.
  8. Finalização: Se desejar, diga aos participantes que, cada individuo tem um modo distinto de pensar do outro, principalmente, quando nos deparamos com algo que difere de nossos princípios, ao se tratar da dinâmica de grupo, saliente que, neste caso não existe uma verdade absoluta e sim, argumentos possivelmente justificados.



O QUE OBSERVAMOS NA DINÂMICA DE GRUPO


  • Grupos que agem de forma democrática, por exemplo, um participante começa a falar a partir do momento que levanta a mão e aguarda a sua vez.

  • Grupos que todos falam de uma vez só, tornando-se uma bagunça generalizada.

  • Percebemos participantes agressivos, com iniciativa, participantes que não tem um argumento eloquente. Participantes que aguarda sua oportunidade para expor suas ideias.

  • Integrantes que, não interagem com atividade proposta, basicamente, por sua opinião ser contrária ao grupo que está representando. Sendo assim, é possível identificar que aqueles que não estão participando terão um melhor desempenho quando inverter o papel do grupo.
  
  • Ao conduzir a dinâmica de grupo e perceber algum participante que não está participando ou percebe que quer participar e não consegue, você pode interferir na dinâmica e solicitar que tal participante de sua opinião sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.