terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dinâmica de Grupo: Jogo dos Quadrados | Ideal Para Aplicar em Equipe


Dinâmica de grupo, é uma das fases que mais gosto dentro do processo seletivo, principalmente, quando não conseguimos de imediato identificar as características predominantes do candidato, dependendo da dinâmica de grupo aplicada, é possível obter as características específicas de cada participante.

Dinâmica de grupo é uma excelente ferramenta para trabalhar com o entrosamento das equipes contribuindo para o desenvolvimento de todos os participantes.
Imagem de Pixabay | Licença CC0 Public Domain 
Gostou? Acompanhe o Blog DespertaRH no Facebook

DINÂMICA DE GRUPO É UMA ÓTIMA FERRAMENTA PARA O ENTROSAMENTO DA EQUIPE


A dinâmica de grupo é uma excelente ferramenta para trabalhar o entrosamento da equipe, é sabido que nem sempre os departamentos têm a mesma sintonia e cada integrante da equipe fala uma coisa e querem coisas distintas.

Através da dinâmica de grupo, os gestores contribuem para melhoria da comunicação entre a equipe, o crescimento individual e coletivo de todos os envolvimento.

Vale ressaltar para os profissionais de seleção e gestores que, toda vez ao aplicar uma dinâmica de grupo, seja nos processo seletivo ou entre a equipe, é ter como primícia quais características serão exploradas, evitando obtenção de resultados inesperados.

Para que, uma ferramenta tenha os resultados esperados, requer ter ciência do que será avaliado, não se pode aplicar uma dinâmica de grupo sem uma finalidade a ser observada, caso contrário, não terá validade. 



PASSO - A - PASSO DA DINÂMICA DE GRUPO


Material: Envelope com os jogos do quadrado 
Objetivo: Visa cooperação, comunicação clara, formas de tratamento, flexibilidade e negociação.

  1. Forma cinco grupos.
  2. Preparar cinco envelopes, sendo que, dentro de cada envelope tenha as peças do quadrado de misturadas, somente um envelope estará com as peças corretas, ou seja, quatro envelopes com as peças misturadas entre si, e somente um envelope com as peças corretas.
  3. Distribua os envelopes aleatoriamente, pedindo para aguardar as instruções.
  4. Instruções: Se alguém conhecer a dinâmica não revelar aos outros participantes, os mesmos deverão descobrir. E esses que sabem, o facilitador poderá tê-los como auxílio.
  5. O facilitador dará as instruções: a) O que não for mencionado nas regras será permitido; b) essa atividade requer 100% de atenção para ser bem sucedida; c) Não pode rasgar, dobrar, amassar, quebrar ou riscar nenhuma das peças do envelope; d) o grupo construirá um quadrado com o material dentro do envelope.
  6. Se os grupos não perceberem que terão de efetuar a troca, o facilitador pode dizer: “Nem sempre a solução para nossos problemas está em nossas mãos”. 
  7. Os quatro grupos que estão com os materiais trocados ficaram intrigados de como um grupo terminou rápido (tal grupo não estará com as peças trocadas).
  8. Depois de todos concluírem atividades, voltar ao grupo original e proceder comentários, sentimentos e aprendizado. 



Observações: 
Caso não tenha o jogo do quadrado, poderá fazer com cartolina, isopor (fino) ou algum material que tenha algum tipo de resistência, além de cada quadrado suas peças em formatos distintos para ser misturados e dificultando a montagem com peças diferentes.

Se preferir, o solicitador pode pedir que os participantes não falem no momento da atividade, ou seja, a comunicação verbal não será permitida, assim poderá observar com os participantes se sairão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.