sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Currículo Impresso 7 Erros Comuns | Processo Seletivo


É essencial ter cuidados no preparo do currículo em especial o currículo impresso.O currículo sempre será o cartão pessoal do candidato, isto é inevitável, e nem sempre temos a oportunidade de causar uma primeira boa impressão.

É essencial ter cuidados no preparo do currículo em especial o currículo impresso. Confira quais são os 7 erros comuns no currículo impresso e evite-os!
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain 


QUAIS SÃO 7 ERROS COMUNS NO CURRÍCULO IMPRESSO?


1 -  Foto: Além dos sites de recolocação que, utilizam o recursos de inserir fotos no currículo on-line, é possível inserir uma foto de formato 3 x 4 no currículo impresso. Porém, não utilize fotos com poses ou acessórios que dificulte a identificação visual. Se optar por inserir fotos, tenha cautela.

2 - Documentos Pessoais:  Ainda é comum ter currículo que constam os dados dos documentos pessoais como: CPF, RG, CNH. Evite tais informações, especialmente no currículo impresso.

3 - Objetivo Profissional: Duas situações corriqueiras no currículo impresso é a informação do objetivo profissional:

a) À disposição da empresa.

b) Inserir diversas áreas, por exemplo, Logística, Contábil e Administrativa.

Note que, nenhuma das duas situações constam um objetivo. E a situação "b" não há especificação, geralmente, o candidata opta por incluir diversas áreas por ter vivência nelas.

4 - Formação Acadêmica: Ao inserir os dados acadêmicos inclua sempre nome da instituição de ensino, curso e se está cursando ou concluído. Evite, inserir incompleto em especial se tiver mais de um curso superior incompleto (trancado), o fato de estar incompleto ou trancado, passa a imagem que não termina o que inicia.  

6 - Ortografia: Certifique-se, leia e releia o currículo tendo ciência de que, não consta nenhum erro ortográfico. 

7 - Pretensão Salarial: Também é muito comum a pretensão salarial no currículo. O candidato informa como último salário/remuneração, por exemplo,  R$ 3.000,00 mais diversos benefícios e como pretensão salarial acima de R$ 1.200,00.

Há uma extrema diferença no que recebia para sua pretensão salarial atual. A probabilidade de desistir da vaga por questão de salário é grande, e as chances de buscar um novo emprego devido o retorno financeiro são maiores ainda.

Enfim, os erros apresentados são predominantes em currículo impresso, mantenha a atenção no momento de atualizar o currículo e evitar erros como os mencionados acima. Tenha em mente sempre que o seu currículo é o seu cartão pessoal.

2 comentários:

  1. Atuo na área de RH, e muitas vezes me deparo com cada caso inusitado, mas reconheço que há uma certa dificuldade em fazer um currículo, ainda mais na parte de objetivo.

    www.lomaramirez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é fato Paloma, além desta dificuldade que menciona há também as dúvidas de como explorar/descrever as experiências profissionais no currículo (já abordei este assunto por aqui).

      E obrigada por estar presente aqui no blog! :)

      Excluir

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.