terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Roteiro de Entrevista Simples Para Iniciantes em Seleção


O processo seletivo tem diversos formatos e também inúmeras variáveis. E seguir um roteiro de entrevista, contribui no aproveitamento de tempo e a mesma deve seguir: começo, meio e fim. Logicamente que, algumas entrevista tendem a ter menos tempo que outras.

Roteiro de entrevista, geralmente quem busca este conteúdo são iniciante na área e/ou estudantes. Veja aqui 3 passo simples.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Dom

Gostou? Acompanhe o Blog DespertaRH no Facebook

ROTEIRO DE ENTREVISTA PASSO 1: RECEPCIONAR O CANDIDATO E INFORMAR SOBRE A VAGA



Recepcionar o candidato cordialmente e solicitar que aguarde até iniciarem a entrevista. Se a entrevista for coletiva informe que, demais candidatos estão para chegar e para agilizar o processo, solicite que preencha a ficha de seleção.

a) Apresente-se: Nome, cargo se achar necessário e explique a segmentação/atividade da empresa.

b) Informar sobre a vaga: Cargo, atividade a ser exercida, local de trabalho, carga horário, salário, benefícios, tipo de vaga (temporária, efetiva, PJ, contrato determinado e outras modalidades).

c) Explique se a admissão é pelo cliente ou pela consultoria, a fase atual e as próximas fases do processo seletivo como será. Dependendo da vaga algumas informações podem ser detalhadas no decorrer do processo. 

d) Perguntar se há dúvidas, se concordam com as informações passada e se há desistentes. 

Por qual motivo perguntar se há desistentes? Há candidatos que, acham a proposta interessante ao receber o convite para participar do processo seletivo, porém ao chegar no momento da entrevista e receber algumas informações decide declinar do processo ou invés de dar continuar e se for aprovado numa etapa final, desistir.



ROTEIRO DE ENTREVISTA PASSO 2: INICIAR A ENTREVISTA


Após passar as informações e não haver desistência por parte do candidato, pode inciar a entrevista nos seguintes passos:

a) Iniciar com alguma pergunta de "quebra-gelo" e solicitar que o candidato se apresente, por exemplo, nome, idade, estado civil. local que reside, com quem reside, tempo de percurso, está estudando ou não.

b) Para ter um suporte no momento da entrevista, siga o currículo, como se fosse um roteiro de entrevista:

- Formação Acadêmica

- Experiências Profissionais

- Cursos Extracurriculares

Em cada campo, faça perguntas pertinente com base no perfil em que busca, principalmente, nas experiência profissionais, muitos candidatos não costumam incluir informações detalhadas sobre as atividades exercidas.

c) Além de, utilizar o currículo do candidato como roteiro de entrevista, poderá fazer outras perguntas para conhecer melhor o perfil do candidato, perguntas relacionadas ao cotidiano, vida pessoal ou familiar. Mas, atenção tenha cuidado não ser ser invasivo(a).


ROTEIRO DE ENTREVISTA PASSO 3: ENCERRAMENTO DA ENTREVISTA


Ao certificar que, todas as informações foram alinhadas e não há dúvidas referente ao currículo do candidato:

a) Antes de encerrar a entrevista, forneça um espaço ao candidato, perguntando se deseja acrescentar algo que não foi mencionado e considera relevante para o processo.

b) Informe o período de quando haverá o retorno. Se estipular o período de dias, cumpra sua palavra. Ou informe quais serão os meios de contatos. Jamais diga que, o candidato foi aprovado para vaga e entrará em contato em tantos dias, sem o candidato ter sido aprovado.

c) Agradeça a participação do candidato no processo seletivo, e ponha-se à disposição caso haja eventuais dúvidas referente ao processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.