segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Linguagem Corporal x Apresentação Pessoal | O Corpo Também Fala


A linguagem corporal é e sempre será importante em nosso meio, é comum ouvirmos "a primeira impressão é a que fica..." e a segunda impressão é a verdadeira. Ademais, nem sempre será possível causar uma primeira boa impressão.

Geralmente, as pessoas sentem desconforto em falar em público, porém não é apenas falar em público, pois a apresentação em público engloba: linguagem corporal, tom de voz e apresentação pessoal.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain
A apresentação pessoal é importante seja na entrevista de emprego, na apresentação do trabalho, na faculdade ou em qualquer meio que haja um público. Consequentemente, a linguagem corporal e apresentação pessoal trazem sempre uma preocupação, "será que estou indo bem?".



 LINGUAGEM CORPORAL: O CORPO TAMBÉM FALA


No livro-clipping  "O Poder da PNL", traz que, numa apresentação diante de um grupo de pessoas 55% do impacto é determinado pela linguagem corporal (postura, gestos e contato visual).

Geralmente, as pessoas sentem desconforto em falar em público, porém não é apenas falar em público, pois a apresentação em público engloba: linguagem corporal, tom de voz e apresentação pessoal.

Na entrevista de emprego principalmente, o candidato é avaliado desde o primeiro cumprimento até o término do processo seletivo. E na maioria das vezes, o comportamento do candidato pode influenciar no resultado da entrevista.

Dentro da seletiva, no momento de explicar a vaga e sanar as dúvidas dos candidatos, os selecionadores observam cada participante, e o mesmo ocorre na dinâmica de grupo, sendo observado desde o entrosamento, participação e postura de cada um.


 10 DICAS PARA AUXILIAR NA APRESENTAÇÃO PESSOAL ATRAVÉS DA LINGUAGEM CORPORAL


Abaixo constam 10 dicas que podem auxiliar na apresentação pessoal, sabemos que muitos dos comportamentos não verbais, são involuntários, só que, é possível se policiar e evitar comportamento destrutivos na apresentação pessoal:

1. Seja agradável ao chegar num local público, cumprimente de forma educada as outras pessoas. E mantenha um tom de voz agradável.

2. Cuidado com tom de voz e o modo de falar, pode ser entendido como pretensioso, arrogante ou ameaçador.

3. Não trema ou balance as pernas. Esse comportamento sugere ansiedade ou tensão.

4. Ao se apresentar evite mexer em relógio, pulseira, celular e cabelos. Sinais de desconforto.

5. Inclinar-se para frente com quem conversa é uma forma de demonstrar interesse e interação.

6. Evite sentar de forma desleixada na cadeira ou sofá, enquanto espera o processo seletivo iniciar.

7. Tenha um aperto de mão firme. O aperto de mão transmite segurança.

8. Evite contato ocular vago, traz a ideia de que não sabe o que diz.

9. Mantenha o contato visual na conversa.

10. Evite ficar com braços cruzados ao apresentar-se. Esse postura, pode causar uma barreira, a ideia de que a pessoa não deve se aproximar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.