segunda-feira, 25 de abril de 2016

Perfil da Vaga Com Candidato: Distinção Entre Perfis e Feedback


Para o candidato é algo difícil de assimilar que, de fato existe uma distinção entre o perfil da vaga com candidato. Geralmente, quando explico a vaga para o(s) candidato(s), informo o perfil da vaga e ressalto em algumas situações que, pode não haver compatibilidade no perfil da vaga com candidato.

Para o candidato é algo difícil de assimilar que, há distinção entre o perfil da vaga com candidato. Prova disso, são os e-mails respostas dos candidatos.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain

O cenário atual no qual estamos vivendo tem aumentado a cada dia o número de profissionais que, estão em busca de uma recolocação profissional, a demanda tem sido maior do que a oferta. E muitos que tem qualificação (ou não), não compreendem o motivo de não serem contratados.

Gostou? Acompanhe o Blog DespertaRH no Facebook


PERFIL DA VAGA COM CANDIDATO: CANDIDATO E EMPRESA PERFIS INCOMPATÍVEIS


Ao conduzir um processo seletivo com uma candidata para área comercial, a questionei o motivo da saída da empresa antecessora e do modo dela me explicou. Após a explicação, identifiquei que houve uma incompatibilidade de perfis. E por seu perfil estar dentro do que o cliente busca, a aprovei.

Neste caso, o perfil da candidata é bem expansivo, uma profissional jovem, carismática e comunicativa, e a empresa que trabalhou tem um perfil reservado e sério, além das atividades que, eram mais burocráticas. Sendo assim, a candidata não conseguiu adaptar-se a empresa, uma vez que, seus perfis são incompatíveis.



PERFIL DA VAGA COM CANDIDATO: FEEDBACK DE PROCESSO


Para quem está de fora e enfrentando dificuldades na recolocação profissional, não compreendem que há incompatibilidade nos perfis. De tal modo, querem o emprego, pois acreditam estar de acordo com o que busca a empresa e ponto final.

Prova disso, são os e-mails respostas dos candidatos, após a devolutiva de não selecionado na entrevista. São respostas que, certamente implicam de forma negativa e prejudicial numa possível participação em outras entrevistas pela empresa.

É importante dar a devolutiva para o candidato sim, porém alguns candidatos podem ser ríspidos com a resposta indesejada. Normalmente, estes candidatos engrandecem o seu perfil como profissional.

Mencionando que, pode ser um ótimo profissional e está apto para atividade ou até mesmo, rebaixa a capacidade profissional do selecionador. Tenha muito cuidado, pois menosprezar a empresa, ou confrontar o selecionador, não muda o resultado do processo seletivo.

E se, havia a possibilidade do candidato participar de outras entrevista, desde que, a vaga tenha um perfil compatível com o dele pela mesma empresa, com este tipo de comportamento as chances tornaram-se nulas.


E você, já passou por alguma situação semelhante a está, me dê sua opinião?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.