quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Jornada de Trabalho Sábados Alternados e Compensação de Horas


Para alguns empregadores, há dúvidas de como calcular jornada de trabalho sábados alternados com a jornada semanal de 44 horas semanais. Ao se tratar de jornada de trabalho sábados alternados, entende-se que, a empresa ou o colaborador exerce atividade um sábado sim e outro não.

Para alguns empregadores há dúvidas de como calcular jornada de trabalho sábados alternados com a jornada semanal de 44 horas semanais. Aprenda aqui!
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain


COMO CALCULAR JORNADA DE TRABALHO SÁBADOS ALTERNADOS


Como dito anteriormente, empregadores têm dúvidas de como realizar, em especial,  se tal cálculo resultará na jornada mensal de 220h. A dúvida surge a partir do momento de calcular as semanas do mês, e para o calcular o mês trabalhista, utilizaremos o multiplicador 5.

O 5 representa uma fórmula matemática simplificada, os profissionais seguem a lógica de que para finalidade de pagamento o mês tem 30 dias e a semana tem 6 dias (segunda a sábado). Se dividirmos,  30 ÷ 6 = 5. 

Com isso, para o colaborador mensalista o mês corresponde a 5 semanas (mês trabalhista). Contudo, há outras alternativas ao invés de utilizar o 5 como multiplicador para descobrir a jornada mensal, porém são cálculos complexos, utilizando-se fração.


Entenda de forma detalhada por qual motivo o mês trabalhista equivale 5 semanas. Clique aqui.

JORNADA DE TRABALHO SÁBADOS ALTERNADOS E COMPENSAÇÃO DE HORAS


Quando a jornada de trabalho tem essa peculiaridade, de trabalhar sábado alternados, dificulta o cálculo e o entendimento de como fazer na prática de modo correto o cálculo da jornada de trabalho sábados alternados.

Diante disso, é preciso idealizar que, se na semana que o sábado será trabalhado, durante a semana não deve haver a compensação de horas e na semana que o sábado não for trabalhado, tais horas devem ser compensadas na semana, veja o exemplo:

Semana Com Sábado Trabalhado:
Segunda a Sexta das 08h às 17h (1h almoço) e Sábado das 08h às 12h

Semana Com Sábado Compensado:
Segunda a Sexta das 08h às 17h48 (1h almoço)



Empregadores, antes de realizar qualquer procedimento referente tal assunto, consulte previamente um especialista trabalhista bem como: advogados ou contadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.