quarta-feira, 21 de junho de 2017

Como Fazer Dinâmica de Grupo em 4 Simples Passos


Você acredita que, a dinâmica de grupo é algo apenas para aprimorar um processo seletivo ou quebra-gelo dos treinandos ou até para distrair uma equipe? 

E acha que tudo isso é uma bobagem? 

Bem, sinto dizer, mas você está completamente enganado(a)! 

Tal procedimento, vai muito além de, nossa compreensão. 

É claro que, se você é o responsável pela vaga da empresa e quer saber como aplicar uma dinâmica de grupo, e não faz a menor ideia de como? Posso te ajudar! 

Prossiga com está leitura, e compreenderá de modo simplificado, qual a finalidade e os fundamentos que a dinâmica de grupo é capaz de proporcionar com a obtenção de excelentes resultados. 

Você acredita que, a dinâmica de grupo é algo apenas para aprimorar um processo seletivo? Leia aqui, quatro passos simples de como fazer dinâmica de grupo.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain


O QUE ESTÁ POR TRÁS DA DINÂMICA DE GRUPO



Mas, antes de tudo, você já levou em consideração que, nos seres humanos vivemos em grupos?

Fazer parte de um grupo, é algo que está em nós e com o tempo, tende aumentar mais e mais, sejam eles: micro, pequenos, médios ou grandes e dos mais variados também: familiar, amigos, trabalhos, sentimentais, religiosos e entre outros. 

E em grupo, não somos vistos mais como um indivíduo, mas a voz total de uma massa, por conseguinte, podemos ser influenciados pelo grupo que pertencemos.  

Sim! Viver em grupo é uma ferramenta de estudo, e podemos aprofundar nossos conhecimentos em algumas linhas epistemológicas, dentro dessas: a psicologia social e sociologia, além de conhecer mais sobre os estudiosos, como Kurt Lewis, conhecido por desenvolver seus trabalhos com grupos.

A DINÂMICA DE GRUPO NAS EMPRESAS 


Agora, falando da dinâmica de grupo num ambiente organizacional, a mesma representa ser um material valoroso, pois nós seres humanos comportamo-nos de modo diferente quando estamos em grupo, e também, através desta é perceptível identificar características que não foram nítidas na entrevista ou até mesmo no trabalho de equipe do dia-a-dia. 

Você acredita que, a dinâmica de grupo é algo apenas para aprimorar um processo seletivo? Leia aqui, quatro passos simples de como fazer dinâmica de grupo.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain

Para você compreender melhor: 

Passo 1 - A dinâmica de grupo, é uma ferramenta relevante seja no processo seletivo ou treinamento de uma equipe:

Muitas empresas, a cada dia estão adotando esta ferramenta com a finalidade de avaliar o comportamental dos candidatos. 
E para avaliar o comportamental do candidato, requer: um objetivo. Não basta aplicar a dinâmica de grupo, desconhecendo a sua finalidade. 


Passo 2 - É possível aplicar qualquer tipo de dinâmica de grupo:

Dentro do processo seletivo, é fundamental compreender qual o propósito, ou melhor, o intuito da dinâmica. 
Pois cada seletiva, tem um tipo de perfil, como resultado, temos parâmetros diferentes para serem avaliados. 
De tal modo, não é possível utilizar qualquer indicador na dinâmica de grupo, sem saber o que é avaliado, o desfecho pode ser desastroso. 


Passo 3 - No treinamento de equipe que busca o entrosamento, que tipo de dinâmica aplicar? 

No treinamento, a dinâmica de grupo pode ser utilizada de outra forma, ou seja, empregada como complementação para o desenvolvimento da equipe/grupo.



Entenda bem:
A empresa busca um profissional que, seja comunicativo, então a dinâmica tem de ser voltada para isto (explorar o lado comunicativo do candidato). Enquanto, o treinamento visa a interação e cooperação da equipe, deste modo, a dinâmica tem que ter a mesma finalidade (cooperação), é incoerente aplicar algo relacionada à competição entre a equipe.


Passo 4 - Devo aplicar a dinâmica antes ou depois da entrevista? 

Isso, vai depender de como é o fluxograma desenvolvido pela empresa ou pelo responsável pela vaga. 
Dependendo de como é a entrevista e a dinâmica de grupo, ambos podem ser uma complementação, em outros casos a dinâmica pode atrapalhar a apresentação pessoal do candidato.


Como assim? 


Tem candidatos que ao ouvir falar em dinâmica, entra em pânico e não consegue desenvolver aquilo que, possivelmente se preparou
Além de que, pode acontecer o inverso ir bem na entrevista e não ter uma boa performance na dinâmica de grupo. 


REVISÃO: COMPREENDENDO A DINÂMICA DE GRUPO 


A dinâmica de grupo é um instrumento para se obter resultado do indivíduo em meio ao grupo, considerando sua participação no processo seletivo, ou seja, identificar as suas forças e fraquezas, por exemplo, um processo seletivo para vendedor requer que o mesmo tenha/saiba os passos da venda, supondo que são, apresentação, sondagem, negociação e fechamento. 

Deste modo, a dinâmica deve ser aplicada com o mesmo embasamento, em outras palavras, a metodologia deve constar as habilidade exigidas pela vaga, isto quer dizer que, ao realizá-la o candidato terá de passar por estes passos do desenvolvimento de uma venda e isso deve ser observado pelo facilitador/orientador (quem conduz a dinâmica). 

Você acredita que, a dinâmica de grupo é algo apenas para aprimorar um processo seletivo? Leia aqui, quatro passos simples de como fazer dinâmica de grupo.
Imagem de Pixabay | Licença  CC0 Public Domain


Tanto que, o facilitador/orientador identificará quais as forças e as fraquezas que esse candidato possui, ou seja, se algum momento realizou de forma bem sucedida o desenvolvimento de uma venda ou não. 

Considerando, a possibilidade de contratá-lo, este facilitador/orientador saberá quais os pontos que deverão ser aperfeiçoado neste novo contratado, quero dizer que, no treinamento aquilo que foi uma fraqueza pode se tornar uma força. 

Por fim, a dinâmica de grupo é para agregar valor no processo seletivo ou no treinamento, é importantíssimo aplicá-la de modo correto evitando resultados controversos. 

Há interesse em adotar a dinâmica, tenha ciência de quais são os parâmetros que serão avaliados e se este é condizente com o perfil da vaga, se mesmo assim, houver algum tipo de dúvida referente ao perfil do candidato, abra uma oportunidade para conversar com o mesmo e compreenda, se existiu alguma variável que o impediu de obter um melhor desempenho. Certo?! 


E você, aplica dinâmica de grupo na empresa ou tem algum tipo de receio? Me dê sua opinião, quero saber o qual é o seu ponto de vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.