segunda-feira, 26 de junho de 2017

8 Tipos de Comportamentos Que Prejudicam a Entrevista de Emprego


Tem sido através da entrevista de emprego que, notamos um número elevado de candidatos por vaga, evidenciando ainda mais os indicadores referente ao mercado de trabalho do país.

De acordo com os dados, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNADC), do IBGE realizada no primeiro trimestre de 2017, atualmente há 14 milhões de desempregados. 

Este indicador reflete o que tem ocorrido, na busca de uma recolocação profissional,  muita concorrência

E visando esta questão de concorrência, como se preparar para uma entrevista de emprego

Você se sente pronto para participar de um processo seletivo ou até mesmo concorrer à uma vaga interna dentro da empresa? 


O mercado de trabalho atual tem sido cada vez mais concorrido,  Conheça aqui quais são os comportamentos que podem te prejudicar na entrevista de emprego.
Imagem de Pixabay | Licença CC0 Public Domain

NEM SEMPRE É POSSÍVEL CAUSAR UMA SEGUNDA BOA IMPRESSÃO NA ENTREVISTA DE EMPREGO



Não há dúvidas que, vivemos no piloto automático e na hora da entrevista é importante termos consciência de nosso desempenho, pois, sempre acreditamos ter uma boa atuação e não compreendemos o motivo de não ser aprovados na seletiva. 

Sendo assim, o que cremos em ser bom, pode causar efeito contrário do que esperávamos. Fique atento(a)! 

A verdade é, nem sempre, conseguiremos causar uma segunda boa impressão. Por isso, é primordial se policiar no momento da entrevista de emprego evitando comportamentos que, prejudicam seu desempenho.


COMO IDENTIFICAR OS COMPORTAMENTOS PREJUDICIAIS NA ENTREVISTA DE EMPREGO?




Devemos levar em consideração que, ansiedade/nervosismo todos tem um pouco, só que, alguns profissionais não conseguem controlar esses aspectos e por consequência atrapalham sua apresentação. 

A preparação para um processo seletivo, consiste quando o candidato ou o profissional que almeja uma nova posição na empresa, faz uma autoavaliação, isto requer, a identificação de alguns pontos, bem como: 

  • pontos fortes; 
  • pontos a serem desenvolvidos;
  • conhecimentos e habilidades; 
  • comportamento;
  • e entre outros. 

Dentro deste contexto, visando na questão de comportamento, atentar se possui alguma atitude desfavorável, e possa ser evidente na entrevista de emprego. 

No entanto, há outros tipos de comportamentos que influenciam e geram aspectos negativos em qualquer momento do processo seletivo, e este devem ser eliminados ou ponderados. 


O mercado de trabalho atual tem sido cada vez mais concorrido,  Conheça aqui quais são os comportamentos que podem te prejudicar na entrevista de emprego.
Imagem de Pixabay | Licença CC0 Public Domain


COMPORTAMENTOS PREJUDICIAIS NA ENTREVISTA DE EMPREGO



Com base em todos os processos seletivos presenciais já realizados, em muitos deles, há candidatos que tem algum tipo de comportamento que não condiz com a circunstância. 

Em algumas situações, os candidatos tem um bom perfil, porém o comportamento apresentado prevalece em relação ao perfil da vaga, eliminando-o antes mesmo de finalizar o processo. 

Por qual motivo isso acontece? 

Isto acontece, por o selecionador pensar adiante, ou seja, imaginando o candidato na próxima fase ou até mesmo contratado para o cargo. 

E nem sempre, a empresa consegue moldar o perfil do candidato conforme deseja. 





SAIBA QUAIS SÃO OS 8 COMPORTAMENTOS QUE TEM ASPECTO NEGATIVO



1 - O sabe tudo: 
Esse tipo de candidato se acha tão bom, que tudo que o selecionador diz ele sabe fazer e faz melhor do que qualquer um, só ele sabe e só ele entende. 

Nota: Não diga o que não conhece, caso desconheça, diga a verdade e demonstre que tem interesse em aprender. 


2 - O esquecido ou o que vive no mundo da lua: 
Não lembra o que fazia na última empresa, não sabe o segmento da empresa e não se lembra sequer de ter se candidatado à vaga. 

Nota: Demonstra desinteresse em absolutamente tudo. 


3 - O atrasado: 
O universo conspira contra ele, só chega atrasado nos processos seletivos, não leva currículo ou quando leva, está desatualizado. 

Nota: Imprevistos acontecem, mas se atrasar sempre é sinal que há algo errado. 


4 - O entrevistador: 
Esse perfil é aquele candidato que bombardeia o selecionador com diversas perguntas, sem dar a chance do mesmo apresentar as respostas. 

Nota: É interessante fazer perguntas ao selecionador em caso de dúvidas, quando o mesmo dar a oportunidade, levante o(s) ponto(s) que está com dúvida(s), mas tomar o papel dele, é incômodo e inconveniente.

O mercado de trabalho atual tem sido cada vez mais concorrido,  Conheça aqui quais são os comportamentos que podem te prejudicar na entrevista de emprego.
Imagem de Pixabay | Licença CC0 Public Domain



5 - O calado: 
Não fala nada, entra na entrevista mudo e sai calado. Geralmente, só responde o que se pergunta, se for perguntas abertas ou fechadas, sempre responde "não sei"

Nota: Quem tem esse perfil transmite desinteresse pela vaga. Não confunda, este perfil com pessoa que é tímida, até mesmo com a timidez momentânea o profissional consegue manter um diálogo. 


6 - O marcador de presença: 
Esta ali por avisarem que a empresa está contratando ou por mandaram procurar um emprego, em outras palavras, o que vier é lucro e nem sabe o que realmente está se passando. 

Nota: Perfil desinteressado, o perfil é semelhante ao "o esquecido". 


7 - O frustrado:
Nada dá certo, tudo na vida dele dá errado e tudo que aconteceu deu errado. 

Nota: Este perfil demonstra apenas as coisas ruins que aconteceu ao longo de sua jornada, sobressaindo apenas os aspectos negativos. 


8 - O péssimo ouvinte: 
Só ouve aquilo que convém. 

Nota: Este perfil, é seletivo ao ouvir, só aquilo que traz benefícios é capaz de concentrar-se, semelhante ao perfil "o entrevistador". 


Reveja os seus conceitos: 

  • Faça uma reflexão de como tem se saído no processo seletivo, o que tem transmitido em sua linguagem comportamental.

  • Faça uma autoavaliação é extremamente importante, mesmo que, não seja tão clara e não identifique o que está fazendo de errado, busque outras alternativas.

  • Caso receba uma devolutiva de processo seletivo, pergunte ao selecionador o que você deve aprimorar ou melhorar em sua performance ou em seu currículo para ser mais atrativo. 

Certo?!


Agora me dê sua opinião, você tem se preparado para participar de processo seletivos, sendo, uma recolocação no mercado de trabalho ou uma nova posição na empresa? Deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog DespertaRH 2012-2017. Criado por: Deise Silva. Tecnologia do Blogger.